Urgência e Emergência

 

O HUV faz parte do Plano de Ação Regional das Urgências e Emergências da Região Centro-sul Fluminense.

A portaria estabelece que as portas de entrada hospitalares de urgência devem estar instaladas em unidades hospitalares estratégicas para a rede de atenção às urgências.

Em 30 de setembro de 2015, pela Portaria do MS nº 1.609, o HUV obteve a habilitação do componente de Porta de Entrada da Rede de Urgência e Emergência.

Esse componente Hospitalar é regulamentado pela Portaria nº 2.395, de 11 de outubro de 2011. No seu “Art. 10. As Portas de Entrada Hospitalares de Urgência serão consideradas qualificadas ao se adequarem aos seguintes critérios:
I – estabelecimento e adoção de protocolos de classificação de risco, protocolos clínico assistenciais e de procedimentos administrativos no hospital;
II – implantação de processo de Acolhimento com Classificação de Risco, em ambiente específico, identificando o paciente segundo o grau de sofrimento ou de agravos à saúde e de risco de morte, priorizando-se aqueles que necessitem de tratamento imediato.”

Considerando o estabelecido nas legislações acima e os termos da Resolução CFM Nº 1.451, de 10 de março de 1995 “que estabelece estruturas para prestar atendimento nas situações de urgência-emergência, nos Pronto Socorros Públicos e Privados”, esclarecemos que o HUV mantém o atendimento à população em funcionamento ininterrupto (24hs por dia), com equipe médica de plantão, atendendo o que preconiza.

 

Emergências

Classificação de Risco Vermelha – Constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem em risco iminente de vida ou sofrimento intenso, exigindo o tratamento médico imediato.

 

Urgências

Classificação de Risco Amarela – Ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata.

Classificação de Risco Verde e Azul – Respectivamente pouco urgente e não urgente. O paciente pode ser encaminhado para acompanhamento em consultório médico ambulatorialmente.

 

O que é Classificação de Risco?

A Classificação de Risco é a avaliação clínica dos usuários que procuram atendimento nos serviços de saúde. Ao dar entrada em uma unidade de saúde o paciente é classificado, recebendo uma prioridade que determina o tempo alvo para o primeiro atendimento médico, essa prioridade é baseada na situação clínica apresentada e não na ordem de chegada.

Como Funciona?

A Classificação é realizada com base em protocolo adotado pela instituição de saúde, normalmente representado por cores que indicam a prioridade de cada paciente. Para tanto algumas condições e parâmetros clínicos devem ser verificados.

 

 

 

plugins premium WordPress